Patchuli

   O Patchuli (Pogostemon patchouli Pellet.) é uma planta originária da Índia, pertencente a família das labiadas. Chega a 80 cm de altura, tem caule quadrangular, folhas finas e verde-escuras. No Brasil, opatchuli foi introduzido recentemente e está sendo cultivado em pequena escala na Bahia e no Pará. 

Clima e solo  
   Prefere clima tropical quente e úmido, com chuvas bem distribuídas. Não tolera secas prolongadas, ventos frios e geadas. Exige solos férteis e sombreamento parcial. E uma planta desub-bosque, que deve ser cultivada em baixo de outras árvores. 

Plantio 
   Feito por estacas, pois a planta não produz sementes. Escolhem-se ramos terminais com 20 a 25 cm de comprimento. O plantio deve começar 45 dias antes do início da estação das chuvas,com as estacas sendo enterradas em 2/3 do seu comprimento e no espaçarnento de 80 x 60 cm. 

Colheita 
   Os ramos são colhidos juntamente com as folhas. A primeira colheita deve ser iniciada de seis a sete meses após o plantio. Podem ser feitos três cortes anuais, permanecendo a planta produtiva por cerca de três anos. A produção normal é de até 3 000 kg/ha/ano de folhas secas, com rendimento de 2 a 3% de óleo essencial (equivalente a 60 a 90 kg). 

Usos 
   O óleo do patchuli, obtido das folhas secas através de destilação, é utilizado na indústria de perfumes, sabonetes e cosméticos.

Fotos

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .