Palma-rosa

   A palma-rosa (Cymbopogon martini Stapf, variedade motia) é uma planta da família das gramíneas, originária da India, herbácea, perene que emite rebentos espessos e eretos. A importância da palma-rosa está em seu óleo essencial, extraído das suas folhas e flores. 

Clima e solo 
   Tropical ou subtropical, preferindo lugares quentes e úmidos, com chuvas bem distribuídas e protegidos de ventos frios. Os solos ideais são os de boa drenagem, soltos, não encharcáveis, e pelo menos medianamente férteis. 

 Plantio 
Palma-rosa, Cymbopogon martini Stapf   Por meio de sementes, no local definitivo, ou em sementeiras para a formação de mudas. A semeadura direta ocorre de outubro a novembro, sendo necessários 3 kg/ha de sementes. O espaçamento indicado é de 80 a 120 cm entre as linhas e 40 a 60 cm entre as plantas. O plantio em viveiros tem início nos meses de setembro e outubro, em canteiros preparados para receber as sementes misturadas com areia fina ou cinza. Quando a planta estiver com cerca de 20 cm de altura, desbasta-se 2/3 da parte aérea e transplanta-se para o campo. São necessárias de 15000 a 32000 mudas por hectare. Deve-se cultivar em nível. 

Colheita 
   O primeiro corte ocorre, em geral, seis meses após o plantio, quando se inicia o f1orescimento. São feitos dois cortes por ano, justamente nos dois florescimentos anuais, (abril-maio e setembro-outubro).  As touceiras devem ser cortadas rente ao solo. O corte pode ser manual ou mecânico. A produção normal é de 20 a 40 t/ha ano, resultando de 60 a 120 kg de óleo essencial, obtidos por destilação a vapor do material colhido. A cultura pode permanecer produtiva por até 5 anos. 

Usos 
   Da palma-rosa utiliza-se o óleo essencial, que deve conter no mínimo 90% de geraniol. Esta substância é empregada na fabricação de perfumes finos, cosméticos e sabonetes, conferindo a esses produtos um aroma de rosa. É usada também como aromatizante de tabacos.

5 comentários :

  1. Ela é cultivavel no Brasil? Onde encontro mudas ou sementes?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite !

    Como faço para comprar muda de palmarosa . Existe algum produtor no Brasil?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de comprar mudas de Palmarosa, onde encontrar

    ResponderExcluir
  4. Onde posso adquirir mudas?

    ResponderExcluir
  5. procuro sementes de palmarosa, onde encontro?

    ResponderExcluir

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .