Orégano

   O orégano (Origanum vulgare L.) é uma planta herbácea da família das labiadas. E encontrada em forma nativa na Europa, sul da União Soviética; México e em certas regiões da América do Sul (no Brasil só é cultivada). Varia de 25 a 80 cm de altura, tem caule ereto e quadrangular. As folhas são ovais, pontiagudas, verde-escuras ou levemente acinzentadas, com a face inferior coberta de pêlos finos e curtos. As flores são avermelhadas e agrupam-se em tufos nas extremidades dos ramos superiores. No Brasil, existem regiões onde o orégano vive vários anos, mas não produz flores, devido às condições climáticas. A planta toda emana um forte aroma característico e intenso. 

Clima e solo 
Oregano, Origanum vulgare   O orégano prefere clima temperado, não tolera temperaturas muito altas ou muito baixas e nem geadas. Os solos devem ser bem férteis, de natureza calcaria, permeáveis e devem receber muita luz solar. 

Plantio 
   Por divisão de touceiras, estaquia e sementes. O plantio de estacas e touceiras divididas ocorre no outono, num espaçamento de 50 x 30 cm. O meio de propagação mais utilizado é por sementes no local definitivo. A semeadura é feita na primavera, em sulcos com 1cm de profundidade. Quando as plantas atingirem de 10 a 15 cm de altura, efetua-se um desbaste, deixando-as distanciadas em 20 a 30 cm uma das outras. 

Colheitas 
   Se a planta der flor e se esse for o objetivo da colheita, a época de corte será quando as flores desabrocharem. Se a planta não produzir flores, inicia-se a colheita das folhas e dos ramos no fim do verão ou começo do outono. Nunca se faz o corte rente ao solo e sim no segundo conjunto de folhas. A colheita das flores e das folhas deve começar pela manhã, logo após a secagem do orvalho. A dessecação é feita à sombra ou em secadores. O produto. ao ser comercializado, não deve conter hastes ou outras impurezas. 

Usos 
   As folhas e as flores dessecadas do orégano são muito utilizadas como tempero aromatizante em alimentos. O orégano tem propriedades estimulantes, expectorantes e diuréticas mais acentuadas no óleo das flores.

Fotos
Orégano
O orégano é a mais aromática das plantas utilizadas como condimento

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .