Noz-moscada

   A moscadeira (Myristica fragrans Hoult.) é uma árvore com cerca de 10 m de altura, originária da Indonésia. Pertence à família das miristicáceas. Seu fruto contém uma semente, a noz-moscada, coberta por uma casca vermelho-brilhante chamada macis, também de valor comercial. 

Clima e solo 
   Tropical, com temperatura média de 21°C e chuvas de 1300mm/ano. A moscadeira não tolera secas prolongadas, água estagnada, nem ventos fortes, pois suas raízes são muito superficiais. Prefere os solos bem drenados, com alto teor de matéria orgânica. 

Plantio 
Noz-moscada, Myristica fragrans Hoult   Principalmente por meio de sementes, plantadas imediatamente depois de colhidas, em saquinhos com 30 cm de altura e , diâmetro de 10 a 15 cm, contendo uma mistura de duas partes de terra e uma de esterco bem curtido até a altura de 25 cm. Completa-se o restante com serragem, onde deve ser posta a semente para germinar. A moscadeira é uma planta dióica (existem plantas do sexo masculino e feminino) e por isso, para frutificar, precisa de umá planta masculina para cada dez femininas. Só se sabe o sexo na primeira florada, no quarto ou quinto ano depois do plantio (as flores masculinas reúnem-se em hastes e a femininas são solitárias). Plantam-se as mudas num espaçamento de 6 x 6 m (mais adensada que o ideal) e após o primeiro florescimento, retira-se o excesso de plantas masculinas. O espaçamento recomendado para um bom desenvolvimento das plantas é de 9 x 10 m. O plantio é feito entre outubro e abril. No primeiro ano, a moscadeira precisa de um pouco de sombra, para evitar a queima das folhas. 

Colheita 
   A primeira produção se dá quatro ou cinco anos depois do plantio. Os frutos maduros abrem, deixando aparecer as nozes. Normalmente, depois de 24 horas, eles caem da árvore. A colheita é feita com frutos abertos, antes que caiam. Depois da colheita as nozes são separadas do resto do fruto e colocadas para secar em local sombreado. Secas, devem ser tratadas com cal, para evitar o ataque de insetos e fungos. O macis deve ser prensado ainda úmido, para melhor acondicionamento. A produção é de 800 kg/ha de nozes e 35 kg/ha de macis seco. O crescimento da moscadeira completa-se por volta de vinte anos, e a árvore produz por mais de quarenta anos. Pode ser associada com culturas intercalares, como a banana, abacaxi, milho,arroz, baunilha, maracujá ou pimenta-do-reino. 

Usos  
   Como aromático, na culinária ena fabricação de licores. Seu uso mais amplo ocorre na indústria: o óleo essencial é empregado em perfumaria, na produção de pasta dental e produtos farmacêuticos. Como medicamento, a noz-moscada tem propriedades digestivas e estimulantes.
Fotos
Noz-moscada

Arvore de Noz moscada

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .