Mil-folhas

   A mil-folhas (Achillea millefolium L.) também é conhecida como aquilea, mil-em-rama, milefólio e erva-de-carpinteiro. É uma planta herbácea, perene, pertencente a família das compostas. Tem folhas longas, estreitas e subdivididas em vários segmentos. As pequenas flores brancas ou rosadas crescem em cachos. A mil-folhas é encontrada em forma nativa na Europa, América do Norte, sul da Austrália e norte da Asia. 

Clima e solo 
   É uma planta típica de clima subtropical. Necessita de luz e calor para produzir suas folhas e principalmente o óleo essencial das flores. Adapta-se ao clima árido, onde haja pouca chuva, não tolerando excesso de umidade. Desenvolve-se bem em praticamente todos os tipos de solo, desde que bem permeáveis e drenados. 

Plantio  
Mil folhas, Achillea millefolium   A propagação se dá por divisão de rizomas ou por sementes (em sementeiras ou no local definitivo). É plantada no outono ou na primavera, com espaçamento de 70 cm a 1 m entre as fileiras e 40 cm entre cada planta na linha.Colheita - As folhas são colhidas antes da formação das flores, por volta dos seis meses após o plantio. Se o interesse for pelas flores, inicia-se a colheita assim que elas começarem a se abrir. No primeiro ano a produção chega a 5500 kg de planta fresca. No segundo, pode atingir 10000 kg e, no máximo, 12500 kg no terceiro. A partir daí a planta entra em declínio. 

 Utilidade 
    Há muitos séculos a mil-folhas vem sendo usada como planta medicinal, no tratamento de feridas e de hemorragias. As folhas e as flores são utilizadas em forma de chá como cicatrizante,estimulante do apetite, tônico, vermífugo, anti-hemorroidal, antiespasmódico, emenagogo, além de servir para baixar a febre e combater os distúrbios circulatórios e digestivos.

Fotos
Mil folhas
Flores Mil folhas

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .