Manjerona

   A manjerona (Origanum majorana L.), também chamada de manjerona-doce e de manjerona-verdadeira é uma planta herbácea da familía das labiadas. É originária do nordeste da Africa e do Oriente Médio até a Índia, na Ásia. Sua altura varia de 30 a 60 cm. Cresce em forma de touceiras, com várias hastes frágeis cobertas de pêlos. As folhas são pequenas, com até 2 cm de comprimento, verde-azuladas na parte superior e aveludadas na inferior. As flores, se aglomeram em espigas e têm pétalas brancas. A manjerona não deve ser confundida com outras plantas semelhantes que recebem o mesmo nome vulgar, e ainda com orégano e o manjericão.

 Clima e solo  
Majerona, Origanum majorana   A manjerona é uma planta de clima tropical, quente e úmido, não tolera temperaturas abaixo de 10ºC. Produz melhor em solos arenosos ou areno-argilosos, ricos em matéria orgânica decomposta e com boa drenagem. A planta exige boa exposição solar e pH neutro ou alcalino. 

Plantio 
   Feito por sementes ou estaquia. Toma-se mais produtivo semear em sementeiras para posterior transplante ao local definitivo. Para 1 hectare são necessários no mínimo 145 m2 de sementeira. As plantas são transplantadas quando puderem ser manuseadas sem danos. O espaçamento entre linhas é de 30 a 40 cm e entre as plantas e 20 cm. As estacas devem ser retiradas dos ramos da planta-mãe e enterradas em dois terços do comprimento, no local definitivo. A melhor época para plantio da manjerona é a primavera. Em regiões tropicais de temperaturas elevadas, o plantio pode ser realizado no inverno. 

Colheita 
    As folhas são colhidas antes que se formem as flores. A floração da manjerona não ocorre de uma só vez em todas as plantas, por isso colhem-se as flores quando elas estiverem totalmente abertas. Em qualquer dos casos, a parte aérea da planta é cortada acima dos 10 cm do solo para que rebrote. Em boas condições de clima e solo é possível até três colheitas por ano, durante dois ou três anos. As folhas e flores são dessecadas à sombra, em locais ventilados. No primeiro ano a produção chega a 600 kg/ha de folha secas. Do segundo em diante, obtêm-se mais de 1200 kg. 

Usos  
   As folhas e as flores são usadas como condimento, e o óleo essencial, extraído das plantas  floridas, é utilizado como aromatizante pelas indústrias de bebidas e alimentos. A planta é usada como antiespasmódica, tônica e no combate a problemas estomacais e resfriados. 

Fotos
Manjerona
Carnes, bebidas, sopas em pó e assados são aromatizados pelas substâncias extraídas da manjerona.
Manjerona

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .