Louro

   O louro (Laurus nobilis L.) ou loureiro pertence a família das lauráceas e é originário do Oriente Médio, na Ásia. É uma planta que vegeta em forma de arbusto (2 a 4 metros) ou de árvore (até 15 metros). É perene, podendo viver até 70 anos. A casca do caule é lisa e parda. Tem folhas em forma de lanças, coriáceas (consistência similar ao couro), verde-escuras e brilhantes na parte superior e verde-claras e opacas na inferior, com 5 a 10 cm decomprimento. As flores são amarelas. Os frutos são bagas ovais que, quando maduras, tornam-se negras. Os gregos antigos associavam o louro ao deus Apoio e usavam as folhas da planta para coroar os seus guerreiros. Hoje, a coroa de louro é agraciada àqueles que se destacam em competições esportivas.

Clima e solo
Louro, Laurus nobilis   Prefere climas com temperaturas abaixo de 18°C durante todo o ano. No Brasil, em regiões subtropicais e a boa altitude, a cultura se desenvolve, mas raramente floresce e produz frutos.Os solos devem ser bem drenados, ricos em matéria orgânica, pelo menos mediamente férteis, abrigados de ventos fortes, geadas e receber luz solar.

Plantio
    É feito em setembro, por meio de sementes ou estacas. Em local definitivo as sementes são misturadas com terriço ou terra vegetal. As estacas cortadas dos ramos, com 25 cm de comprimento, são plantadas, sem que as folhas sejam cortadas, na mesma terra da planta-mãe. Em caso de plantio em área nova, as estacas são cortadas em janeiro ou fevereiro e plantadas provisoriamente num local fértil e úmido, transplantando-as em setembro ou outubro para o local definitivo. O espaçamento é determinado pelo porte da planta-mãe. Se for arbustiva, usa-se 3,50 x 3,50 metros. Em caso de planta arbórea, 7 x 7 ou 12 x 12 metros.

Colheita
   A cada dois anos, durante o final do verão ou no outono é feita uma colheita parcial das folhas, que são secadas à sombra. em local com boa circulação de ar, para que se conservem verdes e com o aroma inalterado.

Usos
   As folhas do louro sem os pecíolos (hastes que ligam as folhas ao caule), são usadas como tempero de alimentos. Têm propriedades antissépticas, estimulantes, sudoríferas, sedativas, além de combaterem a má-digestão e o reumatismo.

Fotos
 Louro, Laurus nobilis
Louro

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .