Gengibre

   O gengibre (Zingiber officinais Roscoe ) é uma planta herbácea que pode atingir 1,50 m de altura. O rizoma, formado por ramificações horizontais, é a parte comercial usada como remédio, condimento e matéria-prima para o preparo de bebidas e perfumaria. Tendo uma produção reduzida, alcança bons preços no mercado. Originário da Ásia Tropical e do Arquipélago Malaio, é conhecido na Europa há mais de 2000 anos. O Brasil produz mais gengibre do que consome, e exporta o excedente numa quantidade variável. A produção brasileira se concentra nas regiões de Bragança Paulista, Atibaia e Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, e na região de Morretes, no Paraná. Para obter 1 kg de gengibre seco - forma como é comercializado - gastam-se 7 kg, de gengibre fresco novo ou 5 kg de gengibre velho. De uma variedade jamaicana, conseguem-se 1kg de gengibre seco de 3 kg de fresco.

Gengibre, Zingiber officinais RoscoeVariedade 
   A mais cultivada é a de rizoma grande, de maior rendimento, mais tenro, menos fibroso e preferido para o: consumo in natura. Segue-se a de rizomas pequenos, mais aromática, que tem mais óleo essencial e é usada em condimentos orientais.  

Clima e solo  
   Planta de clima tropical e subtropical, o gengibre tem-se adapta-do a climas mais frios: as geadas matam as folhas e os rizomas rebrotam. Desenvolve-se bem em terrenos arenosos, leves, bem drenados e férteis. Mas não deve ser cultivado seguidamente no mesmo lugar, pois sofre queda acentuada de produção. Para evitá-la, faz-se a rotação de culturas. 


Propagação 
   Para a multiplicação do gengibre utilizam-se os gomos, que são pedaços do rizorna. Quanto mais desenvolvidos, perfeitos e sadios forem os rizomas usados no plantio, melhor será a produção. Plantam-se os gomos com um ou dois brotos em canteiros de 9 a 10cm de altura. Depois de um mês, às mudas alcançam 3 cm, tamanho ideal para o transplante. 

Plantio  
   A melhor época é no início das chuvas da primavera, quando o solo dispõe de calor suficiente para fazer as mudas brotarem. Em solos bem expostos ao sol (nunca em encostas de terras frescas e úmidas, que recebem pouco sol), colocam-se as mudas em covas de 10 cm de profundidade e cobre-se o terreno com 4 ou 5 cm de terra, além de palha ou capim seco. Com gomos de 3 a 5 cm de comprimento, gasta-se cerca de 1500 kg/ha de gomos. 

Espaçamento 
   Normalmente, usam-se espaçamentos de 70 a 90 cm entre as linhas e 30 a 40 cm entre as plantas. Mas há quem espace em 60 x 20 até 100 x 40cm. Quanto menor o espaçamento, maior é a produção, mas há problemas de entrelaçamento entre os rizomas, o que prejudica a colheita, pois eles se quebram e ficam com pior aspecto, impróprios para a exportação. É possível plantar também em filas duplas, com 100 x 60 x 30 cm, 100 x 40 x 40 cm ou 100 x 50 x 30 cm. Em lavouras mecanizadas, planta-se como espaçamento de 130 x 50 x 30 ou 130x 50x 20cm. 

Tratos culturais  
   Fazer capinas superficiais, para tirar as ervas invasoras, mas não atingir as raízes, e amontoas, para impedir que os rizomas fiquem expostos ao sol e também para firmar os caules no solo. A calagem e a adubação devem ser feitas com base nos resultados da análise do solo. Mas deve-se lembrar que o gengibre é exigente em nutrientes e prefere pH em tomo de 5,5. Se houver estiagem prolongada, devem ser feitas irrigações. 

Pragas e doenças 
   Nos terrenos muito úmidos, os rizomas podem apodrecer, o que se pode evitar com uma boa drenagem do solo. Entre as pragas, a lagarta-rosca, que ataca os brotos da planta, é a que causa maiores danos ao gengibre. Entre as doenças causadas por fungos e bactérias, a mais problemática é a fusariose, nas áreas de baixadas. Outro problema é representado pelos nematóides, que são combatidos de diversas formas, uma delas é o uso de "plantas armadilhas", como o rabanete, que é plantado para atrair os nematóides e arrancado com eles, 20 dias depois do plantio, deixando o terreno menos contaminado para o plantio do gengibre em seguida. 

Colheita 
   Deve ser feita assim que as hastes amarelecem, de sete a dez meses após o plantio. Deve-se revolver a terra com auxilio de forquilhas, expondo-se os rizomas, que serão colhidos manualmente. Lavar em seguida e retirar as raízes aderentes. Secar ao sol artificialmente. Acondicionar em caixas, como as utilizadas para tomate, cabendo em cada uma cerca de 1 kg de gengibre. Quanto maiores os rizomas, melhores preços alcançam no mercado. Nos climas quentes, há possibilidade de fazer duas culturas no mesmo ano. A produção de gengibre por hectare varia com as práticas culturais adotadas e as condições de clima e solo. A média é hoje de 24 t/ha, de gengibre fresco, mas consegue-se muito mais que isso. NoVale do Ribeira, agricultores colhem até 40 t/ha. Para tanto,cobrem o solo com 20 cm decomposto de curral e 20 cm de serragem, irriga quando faltam chuvas e não usam nenhum agrotóxico. 

Usos 
   O gengibre é usado em condimento (tabletes para sopas, molhos, temperos exóticos como o curry, carnes e salsicharia), em bebidas (quentão, vinhos, cervejas, licores e refrescos), confeitaria (biscoitos, pães, bolos, doces e sorvetes), farmácia (alcoolatos, infusões, de coctos, pós, tinturas, xaropes, pastilhas. etc), perfumaria (perfumes masculinos). para o preparo de picles ou consumido in natura, principalmente em pratos orientais. Suas propriedades medicinais são: aperitivo, antisséptico, febrífugo, tônico, sialagogo, estomacal, revulsivo, peitoral, carminativo, estimulante e afrodisíaco. 

Composição por 100 g 
   46 calorias. 1.6 g de proteínas, 19 mg de cálcio, 32mg de fósforo, 1,3 mg de ferro, 10 mmg de vitamina A, 0,01 mg de vitamina B1, 0,03 mg de vitamina B2 e 4 mg de vitamina C. 
   Gengibre em pó: 301 calorias, 7,6 g de proteínas, 180 mg de cálcio, 300mg de fósforo, 6.1 mg de ferro, 40 mmg de vitamina A, 0,16 mg de vitamina B, e 0,27 mg de vitamina B2.

Fotos
Gengibre
O gengibre é o principal condimento do quentão, bebida típica das festas juninas
Plantio de Gengibre
Plantação de gengibre

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .