Funcho (Erva-doce)

   O funcho (Foeniculum vulgare G.), conhecido também como funcho doce ou erva-doce, pertence à família das umbelíferas, é originário do sul da Europa, norte da Africa e oeste da Asia. Tem caule ereto, ramoso, dá pequenas flores amarelas,e pode chegar aos dois metros de altura. Existem várias espécies e variedades de funcho, cujas sementes variam muito de sabor. Por isso, antes de plantar, é importante avaliar o óleo essencial e as sementes, para definir a espécie. O agricultor deve também ter o cuidado de escolher as sementes certas e sem misturas. As sementes do funcho são alongadas e estriadas, com cerca de três milimetros de espessura e sem pêlos.

Clima e solo
Funcho, Erva doce, Foeniculum vulgare   O funcho vegeta bem em diversos tipos de clima. As regiões de clima ameno ao nível do mar ou tropical elevado apresentam as melhores produções em qualidades aromáticas e medicinais. O solo deve ser leve, bem drenado, não ser ácido e receber bastante luz solar.

Plantio 
   É feito através de sementes em local definitivo ou em sementeiras. O plantio do funcho acontece no início da primavera. No local definitivo as linhas devem ficar distanciadas em um metro. 
As sementes devem ser colocadas em sulcos de 2 a 4 cm de profundidade. Quando as plantas atingirem de 7 a 10 cm de altura é feito um desbaste, deixando-se uma planta a cada 60 cm. As mudas das sementeiras devem ser transplantadas quando atingirem 15 cm. Utiliza-sede 10 a 17 kg/ha de sementes. 

Colheita 
   As sementes são colhidas quando estiverem passando do verde-escuro para o verde-amarelado ou acinzentado.A colheita ocorre por volta dos 120 dias após o plantio. A produção fica entre uma e duas toneladas de sementes por hectare. 

Utilidade  
   O óleo essencial das sementes de funcho é utilizado na fabricação de licores e perfumes. Para fins medicinais utilizam-se as sementes, folhas e raízes que tem propriedades digestivas, carminativas (combate gases intestinais), expectorantes, diuréticos, refrescantes, além de favorecerem a secreção de leite e amenstruação.

Espécies associadas
   Existem várias espécies que são associadas ao funcho, entretanto os botanicos consideram o Foeniculum vulgare como a única espécie legitima do género, sendo assim apesar de apresentar diferenças morfologicas, as outras espécies como o "anis" são consideradas meras formas ( Sub-espécies).

Fotos
Plantio de Funcho - Erva doce
Plantação de Funho, popularmente conhecido como Erva-doce.
Erva doce, Funcho
O plantio do funcho (Erva doce) em regiões de clima ameno, ao nível do mar, ou tropical elevado, apresenta as melhores produções em qualidades aromáticas e medicinais.
Funcho em flor
O funcho ( Erva-doce) é amplamente utilizado na culinária, industria cosmética, perfumaria e medicinal, e em forma de chá.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .