Estragão

   O estragão (Artemisia dracunculus L.) é uma planta herbácea da família das compostas. Sua altura varia de 30 cm a 1 metro. As pequenas flores têm cor branco-amareladas ou verde-esbranquiçadas e, reúnem-se em um eixo comum. O sabor de suas folhas lembra o do anis. O estragão é originárío da Europa Central e Oriental e da Mongólia, na Asia. Na França é uma planta popular e muito cultivada, devido às suas qualidades aromáticas e Condimentares. 

Clima e solo  
Estragão, Artemisia dracunculus   Prefere climas subtropicais (ou temperados). No Brasil é cultivada nos estados do sul, mas sem grande amplitude comercial, experimentos realizados em São Paulo mostraram que a planta vegetá, mas não dá aroma e produz pouco óleo essencial. Esse fato deve-se à latitude (posição geográfica) relacionada ao clima. O solo necessita ser permeável, fértil e receber muita luz solar.

Plantio 
   Na primavera e no outono. Faz-se a propagação por divisão das moitas das plantas adultas. O espaçamento, entre as fileiras, varia de 30 a 60 cm (dependendo dó tamanho da planta de origem), entre as mudas é de 10 a 20 cm. Renova-se a cultura a cada três anos. 

Colheita  
   Depois de dois meses de plantio. No início colhem-se poucas folhas e ramos. No fim da colheita, que pode prosseguir até o inverno, corta-se toda a parte aérea (a planta é perene). Para preservar o sabor e o aroma, faz-se a colheita das folhas antes que se formem as flores. 

Utilidade 
   É geralmente usada na culinária. As folhas também podem ser utilizadas secas, em substituição ao sal e ao vinagre.

Fotos
Estragão

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .