Cúrcuma

   A cúrcuma (Curcuma longa L.), também conhecida como açafrão-da-índia, é uma planta herbácea, perene, pertencente à família das zingiberáceas. E originária da Índia e chega até 1,50 m de altura. Produz rizomas (bulbos) amarelo-alaranjados ou vermelho-alaranjados que contêm substâncias aromáticas. As folhas são grandes, alongadas e possuem um longo pecíolo (haste que liga a folha ao caule) e quando amassadas emanam um aroma agradável. As flores são amarelas e dispostas em espigas compridas. 

Clima e solo 
Curcuma longa L   Requer temperatura média anual superior a 21 ºC e precipitação pluvial mínima de 1500 mm. Pode ser cultivada em terrenos de até 1500 m de altitude. Prefere solos frescos, férteis, não muito compactos, não sujeitos a encharcamentos e nem expostos aos ventos do sul. 

Plantio 
   É preferível cultivar a variedade que apresenta coloração mais intensa. Para propagação da cúrcuma utilizam-se os gomos (pedaços do rizoma principal), com peso médio nunca inferior a 30 g. A melhor época para o plantio é de agosto a outubro. O sulco deve ter 10 cm de profundidade e os gomos-sementes precisam ser cobertos com 4 ou 5 cm de terra. O espaçamento indicado é de 70 cm entre linhas e 30 cm entre as plantas. São necessários de 1000 a 1500 kg/ha de gomos-sementes. 

Colheita 
   De oito a dez meses depois do plantio, quando a parte aérea começara amarelar e secar, já se pode fazer a colheita, caso queira-se aproveitar a cultura como condimento. Para a extração do óleo essencial, deve-se esperar o segundo ano de plantio. O solo é revolvido com sulcador de tração animal, mecânico ou com enxada, para expor os rizomas, que são colhidos manualmente. O material colhido deve ser lavado, e deixado para secar ao sol, inteiro ou em fatias. A produção é aproximadamente de 10 a 12 t/ha de rizomas frescos. 

Usos 
   Os rizomas da cúrcurma, secos e moídos em forma de PÓ, são utilizados na culinária como condimento e corante, sendo também usados para tingir tecidos de seda, lã, algodão, etc. O corante amarelo-alaranjado (curcurnina) é considerado inócuo à saúde humana. Contém de 1 a 5% de óleo essencial, que é utilizado em perfumaria. A cúrcuma tem propriedades cicatrizantes, excitantes, anti-diarréicas, emenagogas (faz vir a menstruação) e anti-espasmódica.

Fotos
Curcuma
Pé de Cúrcuma

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .