Confrei

Confrei, confrei Symphytum officinale   O confrei (Symphytum officinale L.) também conhecido como consólida-maior ou erva-do-cardeal, é uma planta herbácea da família das bortagináceas, originária da, Europa. Cresce em forma de roseta, com as folhas quase saindo do chão. As novas plantas brotam lateralmente, através de gemas que saem dos rizomas (caules subterrâneos) formando touceiras. As folhas chegam até 40 cm de comprimento com 12 cm de largura. Tem flores grandes com tonalidades brancas, amarelas ou violetas, mas produz poucos frutos.

Clima e solo
   E uma planta de clima temperado e frio, que já está aclimatada na região Centro-Sul. O confrei é considerado uma planta rústica que resiste à seca e às geadas. O solo, para uma boa produção, necessita ser úmido (mas não encharcado) e ter bom teor de matéria orgânica.

Plantio 
   É feito por meio de divisão de touceiras e raízes, entre agosto e novembro. Em condições normais de calor e umidade o confrei pode ser plantado o ano todo. São necessárias 12500 mudas/ha, que são plantadas no local definitivo, em espaçamento de 100 x 80cm.

Colheita
   As folhas são colhidas durante todo o ano, a cada dois ou três meses. Colhe-se toda a parte aérea. As raízes são colhidas na primavera. A produção em cada pé de confrei varia de 1 ,5 a 3,5 kg de folhas frescas por corte. A cultura permanece produtiva por cinco a seis anos. A melhor rotação é com leguminosas.

Usos
   As folhas e as raízes do confrei contêm proteínas (28 a 30%), vitaminas e diversas outras substâncias que lhe conferem propriedades tônicas, antianêmicas, emolientes (amolece ou abranda uma inflamação), cicatrizantes (ulcerações da pele, rachadura dos pés e dos mamilos, afecções da baça e  da garganta) e de regeneração celular. E usado contra queda do cabelo, alcalinizando-o e eliminando a seborréia. Na homeopatia o confrei é considerado a a mica dos ossos, acelerando a recuperação em caso de fratura. É utilizado também no preparo de cosméticos. É consumido em forma de chá, suco ou em PÓ, mas é necessário cuidado, pois suas folhas, contêm substâncias alcalóides de comprovada toxicidade. O confrei serve, ainda, como forrageira para alimentar pequenos animais.

Fotos
Confrei
As folhas do confrei têm substâncias cicatrizantes

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .