
Clima e solo
E uma planta de clima temperado e frio, que já está aclimatada na região Centro-Sul. O confrei é considerado uma planta rústica que resiste à seca e às geadas. O solo, para uma boa produção, necessita ser úmido (mas não encharcado) e ter bom teor de matéria orgânica.
Plantio
É feito por meio de divisão de touceiras e raízes, entre agosto e novembro. Em condições normais de calor e umidade o confrei pode ser plantado o ano todo. São necessárias 12500 mudas/ha, que são plantadas no local definitivo, em espaçamento de 100 x 80cm.
Colheita
As folhas são colhidas durante todo o ano, a cada dois ou três meses. Colhe-se toda a parte aérea. As raízes são colhidas na primavera. A produção em cada pé de confrei varia de 1 ,5 a 3,5 kg de folhas frescas por corte. A cultura permanece produtiva por cinco a seis anos. A melhor rotação é com leguminosas.
Usos
As folhas e as raízes do confrei contêm proteínas (28 a 30%), vitaminas e diversas outras substâncias que lhe conferem propriedades tônicas, antianêmicas, emolientes (amolece ou abranda uma inflamação), cicatrizantes (ulcerações da pele, rachadura dos pés e dos mamilos, afecções da baça e da garganta) e de regeneração celular. E usado contra queda do cabelo, alcalinizando-o e eliminando a seborréia. Na homeopatia o confrei é considerado a a mica dos ossos, acelerando a recuperação em caso de fratura. É utilizado também no preparo de cosméticos. É consumido em forma de chá, suco ou em PÓ, mas é necessário cuidado, pois suas folhas, contêm substâncias alcalóides de comprovada toxicidade. O confrei serve, ainda, como forrageira para alimentar pequenos animais.
Fotos
![]() |
As folhas do confrei têm substâncias cicatrizantes |
0 comentários :
Postar um comentário