Labe-labe

    O Labe-labe (Dolichos lablab L.), também chamado cumandatiá, mangalô, feijão-de-orelha e feijão-de-frade, originário da África, é uma leguminosa trepadeira, de ciclo anual ou bianual, conforme o manejo, muito usada como adubação verde exclusiva de verão. Pode ser utilizada também como forragem nos meses de julho e agosto. Tem ciclo vegetativo longo, florescendo entre noventa e cem dias, e produz em média 40 t de massa verde por hectare. Seu crescimento é rasteiro, menos agressivo que o da mucuna. De acordo com a Fundação Instituto Agronômico do Paraná (lapar), 1 t de massa seca de labe-labe contém em média, 18 kg de nitrogênio. É rico em proteínas: 2,55% na massa verde e 22,12% na matéria seca. Apesar de não ser tão digestivo quanto a alfafa, sua forragem e feno podem ser comparáveis aos dela.

labe-labe, Dolichos lablabVariedades
   Destacam-se a rongai, ahighworth e a IAC-697. A highworth dáfeno de boa qualidade.

Clima e solo
    Adapta-se a vários tipos de solos. Prefere temperaturas entre 19 e 24°C, mas pode suportar até 35ºC. Não tolera geadas nem secas prolongadas. Em solos pobres, com pH inferior a 5,5, seu crescimento é lento.

Semeadura
    O Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em São Paulo, recomenda a semeadura entre outubro e fevereiro, para adubação verde, e março para a produção de sementes. O espaçamento é de50 a 70 em entre as linhas, colocando-se dez sementes por metro linear. Gastam-sede 40 a 55 kg de sementes/há. Há pesquisadores que recomendam o plantio na primavera, com espaçamento de 80 a 100 cm entre as linhas, usando-se sementes inoculadas. O labe-labe pode também ser cultivado junto com o milho, para obtenção de forragem, muito útil no período seco. Esta consorcíação não deve ser utilizada para asilagem. O labe-labe costuma ser introduzido em pastagens já formadas, no fim do período das chuvas.

Pragas
   As folhas do labe-labe são atacadas por besourinhos. Na época da granação, os percevejos prejudicam a qualidade das sementes. Depois de colhidas,as sementes são atacadas por carunchos.

Corte e colheita 
    O labe-labe é cortadoduas vezes por ano, dando 20 t/ha em cada corte, para utilização como ração verde ou fenada para bovinos, porcos e aves. Porém, não é fornecida como alimento único aos animais, pois provoca empazinamento. O primeiro corte da planta éfeito a 20 cm do solo, para a rebrotação. Segundo alguns autores, a highworth pode produzir 2 a 5 t/ha de sementes 54 dias depois do plantio. Porém, segundo o IAC, nas variedades que ele recomenda (IAC-697 e rongai), a maturação ocorre aos 240 dias de plantio. E o corte para adubação verde é realizado 150 a 180 dias depois do plantio. O labe-labe é plantado em pomares e cafeeiros, entre as ruas, para proteger o solo contra invasoras, devendo ser cortado no início da estação seca e deixado sobre o solo, como cobertura morta.

Fotos
labe-labe

Referências: Fepagro: Comportamento de leguminosas para cobertura do solo, adubação verde e controle de plantas daninhas . Evandro Luiz Missiot, Henrique Debiasi' e Jorge Dubai Martins'
Incaper: Cartilha sobre adubação verde e compostagem, Vitoria 2008,

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .