Guandu

    O Guandu (Cajanus cajan (L.)Millsp.), também conhecido pelos nomes de feijão-guandu, ervilha-verde, andu e guando, é uma leguminosa originária da Índia e trazida para o Brasil por traficantes de escravos. É uma planta de muitos usos: adubação verde, fornecimento de lenha, rotação com culturas comerciais, forragem para o gado em regiões tropicais e alimentação humana. Como forragem, o guandu tem uma característica muito importante: ele se mantém sempre verde e conserva suas propriedades nutritivas por até cinco meses de seca. Além disso, em condições normais, o guandu pode fixaraté 280 kg/ha/ano de nitrogênio e produzir cerca de 4 t de matéria seca, contendo aproximadamente 14,8% de proteína bruta. Nestas condições, o gado alimentado com guandu, durante a entressafra, tem obtido um ganho de mais de 0,5 kg/dia por cabeça de peso. É significativo também seu desempenho como adubação verde, em especial no cerrado, onde os solos são mais pobres em nutrientes. Experimentos conduzidos em Dourados (MS) indicaram que, consorciado à soja e ao trigo, o guandu proporcionou um substancial aumento na produção de grãos dessas culturas. Da mesma forma, em Pindorama (SP), contribuiu para um aumento de 190% na produção de arroz - em relação ao arroz solteiro -, após um ano em rotação. É vantajoso ainda seu emprego consorciado com frutíferas, em virtude de sua grande quantidade de massa verde cerca de 18 t/ha e de sua eficiência no controle de invasoras.

Clima e solo
Guandu    Com bom desempenho em regiões áridas, o guandu apresenta, porém, melhor desenvolvimento em climas quentes e úmidos, com temperatura entre 18 e 30ºC. Suporta os mais diversos tipos de solo  desde os arenosos aos pesadamente argilosos - e tolera uma ampla faixa de pH, embora cresça mais vigorosamente em solos de pH 5 a 7. Não se adapta, no entanto, a terrenos inundáveis e encharcados. Por sua rusticidade,que permitiu uma perfeita adaptação aos solos do Brasil Central, o guandu é chamado de "zebu das leguminosas".

Plantio e corte
    Como adubação verde é semeado geralmente em setembro ou outubro, a lanço, utilizando-se cerca de 40 kglha sementes. É possível plantá-la em.covas, distanciadas entre si de 0,50 a 1,00 m, com quinze sementes por cova. A profundidade varia entre 2,5 e 10 cm. Em culturas de frutíferas, o agricultor paulista Carlos Kage, um dos pioneiros da adubação verde no Brasil, semeia o guandu em linhas, no meio das ruas do pomar, com espaçamento de 0,50 a 0,60m entre ás linhas, e a uma distância de 1,00 a 1,50 m entre as frutíferas, usando vinte sementes por metro linear. A incorporação é realizada no florescimento (março a abril), por meio de grade ou enxada rotativa. Em pastagens de gramíneas o plantio é feito de novembro a dezembro, em faixas de 2 m de largura, nos quais se semeiam duas linhas de guandu, com espaçamento de 1 m entre as linhas e a uma distância de 4 a 5 m das faixas ocupadas pelas gramíneas, utilizando-se 6 sementes por metro linear. O corte é feito quando as plantas atingem 1,50 m e de 0,50 a 0,70 m do solo, para favorecer a rebrota (cortado rente ao solo o guandu não rebrota). A colheita é efetuada em junho. É importante estar atento às pragas que costumam atacá-lo, principalmente a formiga cortadeira: muitas vezes ela destrói o stand quando este se encontra em sua fase inicial. Mais perigoso é o fungo Fusarium sp., que provoca a morte das plantas. Em contrapartida, o guandu é altamente resistente ao ataque de nematóides.

Composição por 100 g.
   337 calorias,19,2 g de proteínas, 137 mg de cálcio, 322 mg de fósforo, 5,0 g de ferro, 7 mmg de vitamina A, 0,72 mg de vitamina B1 e 0,17 mg de vitamina B2.
Cozido: 135 calorias, 7,7 g de proteínas, 55 mg de cálcio, 129 mg de fósforo, 2,0 g de ferro, 3 mmg de vitamina A, 0,29 mg de vitaminaB1 e 0,07 mg de vitamina B2.

Fotos
O guandu, também conhecido pelo nome de feijão-guandu, oferece grande quantidade de massa verdu, é também um dos principais grãos usados para alimentação humana na Índia
O guandu, também conhecido pelo nome de feijão-guandu, oferece grande quantidade de massa verdu, é também um dos principais grãos usados para alimentação humana na Índia
Feijão-Guandu

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .