Feijão-de-porco

O feijão-de-porco (Canavalia ensiformis (L.) DC), da família das leguminosas, é uma planta arbustiva, anual, provavelmente originária da América Tropical, muito rústica, utilizada como coberturade solo e adubação verde, principalmente intercalada com culturas perenes. Suas sementes, brancas e grandes, contêm em média 22,74% de proteína bruta•e 62,26% de carboidratos, mas não são indicadas para o consumo humano. Não tem boa palatabilidade e por isso não é recomendada para pastagens. A estatura média das plantas varia em tomo de 80 cm ao atingir a maturação, e o florescimento ocorre entre oitenta a cem dias após a semeadura. O sistema radicular profundo assegura ao feijão-de-porco maior tolerância à seca.

Plantio e corte
Feijão-de-porco    A época indicada parao plantio é de outubro a dezembro (sementes) e de outubro a fevereiro (adubação verde). O espaçamento recomendado é de 70 em entre as linhas (quando se pretende obter sementes) e de 50 cm (para produção de adubo verde). Recomenda-se plantio de 200 kg/ha de sementes para adubação verde e 140 kg/ha para produção de sementes. A densidade indicada é de cinco sementes por metro linear. A época ideal para corte da massa é no surgimento das primeiras flores. O rendimento do feijão-de-porco é de 5 a 8 t/ha de matéria seca e 1 200 a 1 500 kg/ha de sementes.

Tratos culturais
    A calagem e a adubação com fosfato de rocha devem serfeitas de acordo com a análise do solo. Para controlar as invasoras que surgem durante o período de formação da cultura, recomenda-se a realização de um cultivo para prevenir a concorrência, nos primeiros quarenta dias.

Pragas e doenças
     O feijão-de-porco é muito rústico, mas às vezes pode ser atacado por viroses, oídio e nematóides.


Fontes:
Embrapa recomendações técnicas nº12/2000 -Feijão-de-porco leguminosa para controle de mato e adubação verde do solo. (Embrapa Amazônia oriental).
LOPES,O.M.N. Efeito do feijão de porco no solo cultivado com pimenta-do-reino. Belém: EMBRAPA-CPATU, 1998, 1512(EMBRAPA-CPATU. Circular Técnica, 74).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .