Espérgula

   A Espérgula (Spergula arvensis L.), também chamada esparguta, originária da Europa, é uma planta da família das Cariofiláceas muito apreciada por todos os animais, e especialmente indicada para a alimentação de gado leiteiro, pois aumenta a produção de leite e dá à manteiga e ao queijo um sabor particular, muito apreciado em alguns países europeus" Rica em proteína, sua utilização como forrageira é maior no inverno, quando as pastagens são mais escassas. Apesar de produzir quantidade de massa verde inferior à de outras forrageiras e adubos verdes, tem-se revelado eficiente no controle de invasoras e, por isso, é mais uma opção de cobertura do solo para os agricultores que praticam o plantio direto, principalmente no Paraná.

Clima e solo
Espergula, Spergula arvensis   De origem européia, a espérgula pode ser cultivada em todo o sul do país, em regiões onde a temperatura média do mês mais quente for menor do que 22 ºC e a do mês mais frio inferior a18 °C. Pouco exigente em nutrientes, é possível plantá-la por vários anos consecutivos na mesma área. Prefere solos argilosos e neutros.

Plantio e corte
   O outono é a estação indicada para a semeadura, que pode ser feita a lanço ou em linha, observando-se, neste último caso, uma distância de 20 cm entre as linhas e utilizando-se 20kg/ ha sementes. Essa quantidade deve sera aumentada em 50% no plantio a lanço. O enterrio das sementes é geralmente feito à profundidade de 3 a 4 em, por meio de drenagem leve. Apesar de atingir apenas 60 cm de altura e produzir no máximo 20t/ha de massa verde, a espérgula cresce rapidamente e resiste bem ao ataque de pragas e doenças. Como adubação verde, recomenda-se cortá-la entre setenta e noventa dias após a semeadura, quando atinge aproximadamente 30 em de altura. Se for para forragem, é possível fazer dois cortes anuais - o primeiro aos sessenta dias do plantio.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .