Cominho

    O cominho (Cuminum cyminum L.) éuma planta da família das umbelíferas. Seu ciclo de vida dura de 3 a 4 meses. As folhas são finas, em forma de fios. As flores, dependendo da espécie, são róseas ou avermelhadas. Produz frutos que lembram a erva-doce. O cominho é originário do Egito, de onde o Brasil importa as sementes. 

Clima e solo 
     Prefere clima temperado. Não tolera chuvas e ventos fortes. Nesses casos, a planta tomba e é atacada por fungos, que deixam as sementes pretas, desvalorizando o produto. Entretanto, quando as chuvas são insuficientes, a cultura precisa da irrigação,  é exigente em luz solar, não suportando sombreamento. Necessita de solos férteis, porosos e permeáveis. 

Plantio 
    É feito por sementes em local definitivo ou em sementeiras para posterior transplante das mudas. A época deveser escolhida, prevendo-se que, durante o ciclo de vida da planta, não ocorram ventos fortes, geadas, temperaturas muitobaixas, sol forte e que não exista a possibilidade de chuvas, do período de florescimento em diante. Nas sementeiras, a distância entre os sulcos é de 20 cm. O espaçamento é de 15 a 25 cm entre as plantas e de 40 cm entre as fileiras. 

Colheita  
   Inicia-se quando as plantas estiverem secando e as sementes perdendo sua cor verde escuro. A planta pode ser arrancada ou cortada. As sementes passam por processo de secagem. 

Utilidade 
   As sementes do caminho são utilizados, com fins aromáticos, na fabricação de licores, queijos, pães e na preparação de carnes e salsichas. Têm ainda, propriedades emenagogas (fazem vir a menstruação), carminativas (comba-te gases intestinais) e servem para o tratamento de males estomacais. As folhas são ótimo alimento para cabras.

Fotos:
Cominho em pó


0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .