Chícharo

   O Chícharo (Lathyrus sativus) é uma leguminosa anual, trepadeira ou prostrada, de flores grandes, dispostas em pendúnculos compridos, e suas vagens dão várias sementes de cor cinzento-violácea. Originária do Mediterrâneo e da Ásia, tem-se expandido muito em quase toda a Europa Ocidental, sobretudo na Espanha, na Itália, no sul da França e na Alemanha, Seus grãos, ricos em proteínas, consumidos sob a forma de mingaus e sopas, são apreciados pelos povos do norte da África e da Ásia, e utilizados também na alimentação de bovinos, suíno se ovinos. Aqui, em especial no Paraná, é cultivado como adubação verde de inverno, antes de culturas que consomem grandes quantidades de nitrogênio, dos quais o milho é um dos melhores exemplos.

Clima e solo
Chícharo, Lathyrus sativus   O chícharo desenvolve-se bem no sul do país, quando as chuvas de abril a setembro atingem índices de 500 mm. As variedades de grãos pequenos e flores coloridas, como a Coreolus, muito cultivada na Ásia, são bem resistentes à seca e ao frio. Para a germinação das sementes é suficiente que a temperatura do solo registre de 2 a 30 ºC. Em solos de baixa fertilidade, se necessário, é conveniente proceder à calagem.

Plantio
   A melhor época para a semeadura é de março a maio. Utilizam-se 120kg/ha sementes, espaçamento de 20 a 30 cm entre as linhas e profundidade de 3 a 4 cm. A variedade mais recomendada para o Paraná é a seda sec-1 , originária da Alemanha.

Corte e colheita
   A plena floração do chícharo ocorre em aproximadamente cem dias, quando, então, as plantas atingem entre 40 e 50 cm de altura. E nessa fase que se faz o corte com roçadeira ou rolo-faca. Em condições normais, o chícharo produz de 20 a 40 t/ha de massa verde e de 2 a 3 t/ha de matéria seca. A produção de grãos pode atingir de 500 a 1000 kg/ha. Seu ciclo vegetativo, dependendo das condições climáticas, varia de130 a 180 dias. Deve-se fazer a colheita quando os grãos do terço inferior da planta tiverem atingido a maturação.

Fotos
Chícharo

2 comentários :

  1. Como conseguir sementes, gostaria de obter uma quantidade para pequena para um canteiro num campo agrostologico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gustavo, realizamos uma busca pela internet e constatamos que é possível encontrar as sementes de chícharo em alguns sites.
      Att. Lider Agronomia

      Excluir

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .