Cardamomo

   O cardamomo (Elettaria cadamamomum Maton) é uma planta herbácea, perene, da família das zingiberáceas. E originária da Índia e do Sri Lanka (antigo Ceilão). Cresce em touceiras e atinge de 2 a 4 m de altura. É provida de rizoma (haste subterrânea). Possui flores brancas e hermafroditas (com órgãos masculinos e femininos). Os frutos têm forma de cápsula e contêm muitas sementes. Existem espécies brasileiras, da família das zingiberáceas, chamadas de cardamomo-da-terra. 

Cardamomo, Elettaria cadamamomum matonClima, solo e tratos culturais 
   São os mesmos da cultura do gengibre. O cardamomo está sendo produzido atualmente no sul da Bahia. 

Plantio 
   Propaga-se por sementes, mas o plantio do rizoma é o método mais usado para a multiplicação da planta. O espaçamento deve ter 3 m entre as linhas e 2 ou 2,5 m entre as plantas. A irrigação é necessária na seca. 

Colheita 
   É feita quando os frutos estão maduros. Seca-se ao sol, com as cápsulas em esteiras ou bandejas. As sementes são comercializadas dentro das cápsulas, que não devem se romper: a exposição das sementes desvaloriza o produto. A produção gira em tomo de 500 kg/ha de cápsulas. 

Utilidade 
   As sementes moídas do cardamomo são usadas como condimento. O óleo essencial é empregado em perfumaria e na aromarização de licores, além de ser antidiarréico e carminativo (elimina gases intestinais). No Oriente Médio (maior mercado consumidor), o cardamomo é utilizado para perfumar café.


Fotos
Cardamomo

1 comentários :

  1. Gostei de saber! A natureza é rica. Bom trabalho a todos!

    ResponderExcluir

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .