Capim-limão

   O capim-limão (Cymbopogon citratus Stapf.), também chamado de erva-cidreira, chá-de-estrada, capim-santo ou vervena, é uma gramínea originária da Índia. Chega até 1,50 m de altura, tem caule com nós bem demarcados e a bainha das folhas (base ligada ao caule) lisa e estriada. As folhas são alongadas, estreitas nas pontas, com até 50 cm de comprimento, de 5 a 7 mm de largura e ásperas nas das faces. O óleo essencial extraído das folhas é conhecido no mercado internacional como Lemongrass West lndian Oil.

Clima e solo 
Capim-limão, Cymbopogon citratus    Quente e úmido, próprio das regiões tropicais, com chuvas bem distribuídas e temperatura média elevada, necessita de proteção contra ventos frios. Plantada com êxito no Estado de São Paulo, pode se estender a qualquer área do território brasileiro, com exceção de terrenos alagádiços ou muito pobres em elementos nutritivos. Desenvolve-se e produz melhor em solos ricos. Em solos argilosos, compactos, precisa de boa adubação. E recomendável fazer rotação com leguminosas para que a massa verde se incorpore ao solo, devolvendo o nitrogênio e outros elementos retirados pela gramínea para seu desenvolvimento.  

Plantio 
   A melhor época de plantio é o início das chuvas. As novas mudas devem ser repicadas das touceiras adultas, com separação dos talos de 20 a 30 cm,cujas pontas são aparadas. As mudas consistem de um talo grosso ou dois finos com raiz, que são plantados imediatamente ou conservados, até 24 horas, em local fresco, protegidos do sol e da fermentação. O espaçamento varia de 80 x 40 cm a 120 x 60 cm, de acordo com a fertilidade do solo e da forma de trato, pois se for mecanizado dependerá da bitola do trator: duas linhas, com intervalo de 50 cm, seguidas de um espaço maior para o trator passar, o que permite o corte simultâneo das duas linhas. O plantio deve ser feito em solo relativamente úmido. Aperta-se a terra com as mãos para firmar a plantação. Nos primeiros meses é preciso eliminar as invasoras. 

Colheita 
   São feitos três cortes anuais em média, após três ou quatro meses, de manhã, depois que o orvalho seca. Folhas molhadas ou umedecidas fermentam quando armazenadas e, se destiladas imediatamente, rendem menos. A colheita com sol intenso também prejudica o rendimento, pois o calor provoca a volarização do óleo. Para colher, usa-se um ferro comum de cortar capim, abraçando a touceira e cortando-a rente ao solo. No caso de mecanização, usa-se a segadeira de dentes, na lateral do trator, tocada por um motor a gasolina adaptado, para evitar a paralisação da máquina pelo excesso de massa verde, numa ação de corte lento. As folhas colhidas devem ficar em local fresco e ser transportadas, com rapidez, para o conjunto produtor. O óleo de capim-limão é um pouco corrosivo e, portanto, o equipamento da destilaria deve ser de aço inoxidável ou alumínio, e os tambores usados na comercialização, de ferro galvanizado ou estanhados internamente. A produção de óleo essencial é de 80 a 120 kg/ha. 

Usos 
  O chá das folhas do capim-limão é utilizado como calmante, antiespasmódico, sudorífico e diurético. As folhas contêm cerca de 0,3% de óleo essencial, cujo componente principal é o citral, utilizado em perfumaria e na industria farmacêutica e de alimentos.

Fotos
Capim-limão

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .