Camomila

    A camomila (Matricaria chamomilla L.) é uma planta herbácea da família das compostas, originária da Europa. Sua altura varia de 20 a 60 cm. Tem folhas filiformes (semelhantes a fios) e flores brancas, com o centro amarelo, parecidas coma margarida. É uma planta anual e somente as suas flores são comercializadas e utilizadas para fins medicinais. Não deve ser confundida com outras plantas com flores semelhantes, principalmente quando secas, como a Camomila-falsa (Chrysanthemum parthenium Bernsh), que tem folhas subdivididas em lóbulos dentados. O Brasil produz o suficiente para o consumo interno, cerca de 120 toneladas de flores secas por ano. Se a produção aumentar e as flores produzidas forem de boa qualidade é possível a exportação, principalmente para a Europa, onde o consumo é grande. 

Camomila, Matricaria chamomillaClima e solo 
   Adapta-se melhor a climas onde a temperatura média durante o ano esteja abaixo dos 20 ºC. Não tolera períodos prolongados ou freqüentes de seca ou de chuva. Prefere solos férteis e frescos, bem drenados e permeáveis. 

Plantio  
   Em local definitivo entre abril e maio ou em sementeiras, de março a maio, para a obtenção de mudas. O plantio no local definitivo é feito em sulcos, distanciados em 30 cm entre as linhas e 15 cm entre as plantas. Na sementeira, o solo deve ser fofo, solto e receber bastante luz solar. Durante o período de germinação, principalmente nas duas primeiras semanas após o plantio, conserva-se a terra com bom teor de umidade, mas sem excesso. Quando as mudas atingirem 15 cm de altura, trans-planta-se para o campo, observando-se o espaçamento de 30 x 25 cm. As culturas com mudas produzidas em sementeiras apresentam melhor produtividade, apesar de darem mais trabalho. 

Colheita
  As flores são colhidas quando completamente abertas - não na fase final de  maturação, quando as pétalas ficam curvadas para baixo - em dias secos, logo após a evaporação do orvalho. Em caso de floração progressiva, são necessárias várias colheitas. Depois da coleta, as flores são expostas ao sol por algumas horas e guardadas em lugar seco, ventilado e escuro, para completarem a secagem à sombra. Quando estiverem prontas, são acondicionadas em caixas ou qualquer recipiente hermeticamente fechado. A produção gira em tomo de 400kg/ha de flores secas por ano.

Usos  
   As flores secas de camomila são utilizadas na forma de infusão (chá) por sua ação contra as febres, distúrbios do estômago, indigestão e cólicas menstruais. O chá de camomila tem também propriedades antiespasmódicas, calmantes, diuréticas, tônicas, anti-reumáticas, emenagogas (ativa o processo menstrual) e carminativas (elimina gases do intestino). O óleo essencial (essência) extraído das folhas, no mínimo 0,4%, é utilizado na indústria de cosméticos e de perfumaria.

Fotos
Camomila

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .