Azevém

   O azevém  (Lollium multiflorum lam) é uma gramínea anual rústica e agressiva, originária da zona do mediterrâneo, parte da Europa e norte da África. É cultivada nos estados do sul do Brasil, como cobertura do solo e para a alimentação de bovinos. Em rotação, pelo sistema de plantio direto, tem influído positivamente no rendimento da soja plantada nos Campos Gerais do Parána, e reduzido substancialmente a aplicação de herbicidas. Em Minas Gerais, na região do Alto Parnaíba, a Emater utiliza o azevém em várzeas recuperadas para melhorar a produtividade do arroz e alimentar o rebanho leiteiro. Em geral, a planta vegeta desde fevereiro e março, segundo a época de plantio, floresce em setembro ou outubro e amadurece em dezembro ou janeiro.

Clima e solo
   Embora possa crescerem regiões subtropicais, é em climas temperado e temperado-frio que o azevém se desenvolve melhor. Os solos mais indicados são os argiloarenosos e os de várzeas. É preciso drenar as terras muito úmidas, pois o azevém não suporta águas paradas.
Plantio
Com semente nova, que apresente 95% de pureza e 90% de poder germinativo. Em dois ou três anos consecutivos de plantio a semente chega a perder 25% de sua possibilidade de germinar e dese desenvolver em boas condições. A época mais propícia vai de março aos primeiros dias de julho, e o plantio tanto é feito a lanço (aéreo ou terrestre) como em linhas distanciadas 20 cm uma das outras, à profundidade de 0,5 a 1 cm. Para o plantio solteiro utilizam-se 25 a 30 kg/ha de sementes. Em consorciação a quantidade é de 17 kg/ha. Não se recomenda plantar em dias de muito vento: a semente do azevém é leve e sujeita a má distribuição.

Consorcíação 
   Com aveia, ervilhaca,trevo-branco, trevo-vermelho e comichão. As variedades mais cultivadas são a comum e estanzuela-284.

Corte e pastejo
   O corte e a posterior incorporação da massa verde devem ser providenciadas entre 150 a 170 dias após o plantio, quando o azevém atinge cerca de 50 a 80 em de altura e se encontra em plena floração, O período de utilização para pastagens varia de 60 a 180 dias, iniciando-se aproximadamente 60 dias após a germinação das sementes. Segundo o Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite (CNPGL), da Embrapa, o pastejo do azevém apresenta as seguintes vantagens:
• Aproveitamento das baixadas irrigadas durante a entre safra;
• Eliminação da mão-de-obra para corte,transporte e distribuição nos cochos;
• Redução do uso de concentrados;
•  Aumento relativo da produção de leite;
•  A adubação orgânica natural, através da dejeção dos animais, que melhora as condições do solo, refletindo positivamente nas culturas de verão;
• Redução da carga animal nas demais pastagens tropicais da propriedade e aumento da disponibilidade de forragem para as outras espécies animais.
   Caso se pretenda distribuir a forragem aos cochos, é aconselhável efetuar os cortes antes da floração: o primeiro 90, dias depois do plantio; o segundo, de 40 a 50 dias depois do primeiro.

Fotos
Azevém
Azevém

0 comentários:

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Template Clean, criado por Tutoriais Blog.