Aveia

    Há várias espécies de aveia, sendo a  mais comum a Alena sativa L., da família das gramíneas, originaria da Europa,  com 60 a 150 em de altura. Seus grãos,  ricos em proteína, amassados com a casca, são alimento tradicional para cavalos  de raça; sem casca, pré-cozidos, são utilizados na alimentação humana. A aveia  também serve como forragem verde de  inverno para gado de leite e caprinos. A  produção nacional ainda é pequena o  país importa da Argentina quase toda aveia que consome limitando-se, por exigências climáticas, principalmente aos  Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Mas produz bem em áreas mais frias de São Paulo e Minas Gerais.

Clima e solo
Aveia, Alena sativa    É planta de clima temperado. Vegeta em vários tipos de solo, preferindo os argilosos e limosos em que não haja estagnação da água, com pH 5 a 7.Responde bem à adubação nitrogenada e fosfatada e precisa de potássio.

Pragas e doenças
   As mesmas do trigo.

Semeadura
   Para produção de forragens, semeia-se em março e abril. Para a produção de grãos, até julho, observando-se o zoneamento para o trigo. As sementes de aveia podem ser brancas (Avena saliva), amarelas (Avena flavescens) ou pretas(Avena strigosa). A semeadura pode ser alanço ou em linha. Para a produção, utilizam-se 60 kg/ha (40 kg, se for semente preta, que rende mais) e, para pasto, 120kg/ha (70 kg de semente preta). A profundidade da semeadura é de 3 a 4 em.

Colheita de grãos
Em cada "cacho"(panícula). pode haver de 20 a 120 espiguetas de aveia, com maturação irregular. A aveia deve ser colhida antes que os grãos da extremidade do cacho estejam completamente maduros.

Utilização como forrageira
    Para pastejo, aconselha-se esperar que a aveia atinja 2 meses de idade, quando as raízes já estão desenvolvidas. O pastejo contínuo é admitido quando a aveia está consorciada com outras gramíneas ou leguminosas (ervilhaca, vicia ou azevém). A planta pode ser cortada e dada como forragem verde, no cocho, para os animais. Para feno, o corte deve ser feito quando os grãos estão leitosos e, para silagem, quando a planta oscila entre a fase de emborrachamento e a leitosa, a mais rica em proteínas. Os grãos têm normalmente 66% de amido e matérias açucaradas e18,6% de proteína.

Produção e produtividade
    É considerada normal uma produção de 10 a 15t/ha de matéria seca e 1,5 a 2 t/ha de grãos, mas a média brasileira não atinge 1000 kg/ha de grãos. Em 1984, segundo a Fundação Brasileira de Geografia e Estatística (lBGE), o Brasil produziu 113 529 toneladas de grãos em 113 719hectares. O maior produtor foi o Rio Grande do Sul (60 543 toneladas), seguido do Paraná (28 036) e Santa Catarina (21 888). Além desses estados, só o Mato Grosso do Sul e Minas Gerais produziram aveia-naquele ano.

Composição por 100g
Flocos: 369 calorias, 13,5 g de proteínas, 30 mg de ferro, 0,2 mg de vitamina B1, e 0,08 mg de vitamina B2.
Farinha: 390 calorias, 14,2 g de proteínas, 53 mg de cálcio, 405 mg de fósforo, 4,5 mg de fero, 0,6 mg de vitamina B e 0,14 mg de vitamina B2.

Fotos
Plantação de aveia
Plantação de aveia
Fontes: Indicações técnicas para a cultura da aveia XXXIV REUNIÃO DA COMISSÃO BRASILEIRA DE PESQUISA DE AVEIA Fundação ABC Organizadores: Nadia Canali Lângaro Igor Quirrenbach de Carvalho, 2014
Agencia de informações Embrapa: Aveia e Azevém disponível em http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia8/AG01/arvore/AG01_433_217200392419.html acesso atualizado em 06/03/2015

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .