Aveia

    Há várias espécies de aveia, sendo a  mais comum a Alena sativa L., da família das gramíneas, originaria da Europa,  com 60 a 150 em de altura. Seus grãos,  ricos em proteína, amassados com a casca, são alimento tradicional para cavalos  de raça; sem casca, pré-cozidos, são utilizados na alimentação humana. A aveia  também serve como forragem verde de  inverno para gado de leite e caprinos. A  produção nacional ainda é pequena o  país importa da Argentina quase toda aveia que consome limitando-se, por exigências climáticas, principalmente aos  Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Mas produz bem em áreas mais frias de São Paulo e Minas Gerais.

Clima e solo
Aveia, Alena sativa    É planta de clima temperado. Vegeta em vários tipos de solo, preferindo os argilosos e limosos em que não haja estagnação da água, com pH 5 a 7.Responde bem à adubação nitrogenada e fosfatada e precisa de potássio.

Pragas e doenças
   As mesmas do trigo.

Semeadura
   Para produção de forragens, semeia-se em março e abril. Para a produção de grãos, até julho, observando-se o zoneamento para o trigo. As sementes de aveia podem ser brancas (Avena saliva), amarelas (Avena flavescens) ou pretas(Avena strigosa). A semeadura pode ser alanço ou em linha. Para a produção, utilizam-se 60 kg/ha (40 kg, se for semente preta, que rende mais) e, para pasto, 120kg/ha (70 kg de semente preta). A profundidade da semeadura é de 3 a 4 em.

Colheita de grãos
Em cada "cacho"(panícula). pode haver de 20 a 120 espiguetas de aveia, com maturação irregular. A aveia deve ser colhida antes que os grãos da extremidade do cacho estejam completamente maduros.

Utilização como forrageira
    Para pastejo, aconselha-se esperar que a aveia atinja 2 meses de idade, quando as raízes já estão desenvolvidas. O pastejo contínuo é admitido quando a aveia está consorciada com outras gramíneas ou leguminosas (ervilhaca, vicia ou azevém). A planta pode ser cortada e dada como forragem verde, no cocho, para os animais. Para feno, o corte deve ser feito quando os grãos estão leitosos e, para silagem, quando a planta oscila entre a fase de emborrachamento e a leitosa, a mais rica em proteínas. Os grãos têm normalmente 66% de amido e matérias açucaradas e18,6% de proteína.

Produção e produtividade
    É considerada normal uma produção de 10 a 15t/ha de matéria seca e 1,5 a 2 t/ha de grãos, mas a média brasileira não atinge 1000 kg/ha de grãos. Em 1984, segundo a Fundação Brasileira de Geografia e Estatística (lBGE), o Brasil produziu 113 529 toneladas de grãos em 113 719hectares. O maior produtor foi o Rio Grande do Sul (60 543 toneladas), seguido do Paraná (28 036) e Santa Catarina (21 888). Além desses estados, só o Mato Grosso do Sul e Minas Gerais produziram aveia-naquele ano.

Composição por 100g
Flocos: 369 calorias, 13,5 g de proteínas, 30 mg de ferro, 0,2 mg de vitamina B1, e 0,08 mg de vitamina B2.
Farinha: 390 calorias, 14,2 g de proteínas, 53 mg de cálcio, 405 mg de fósforo, 4,5 mg de fero, 0,6 mg de vitamina B e 0,14 mg de vitamina B2.

Fotos
Plantação de aveia
Plantação de aveia
Fontes: Indicações técnicas para a cultura da aveia XXXIV REUNIÃO DA COMISSÃO BRASILEIRA DE PESQUISA DE AVEIA Fundação ABC Organizadores: Nadia Canali Lângaro Igor Quirrenbach de Carvalho, 2014
Agencia de informações Embrapa: Aveia e Azevém disponível em http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia8/AG01/arvore/AG01_433_217200392419.html acesso atualizado em 06/03/2015

2 comentários :

  1. Consumo bastante aveia em casa. Faz parte da alimentação de minha família. Gostei das informaçoes do texto.

    ResponderExcluir
  2. Consumo bastante aveia em casa. Faz parte da alimentação de minha família. Gostei das informaçoes do texto.

    ResponderExcluir

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .