Artemísia

   A artermísia ou artemigem (Artemisia vulgaris L.) é uma planta herbácea, perene, pertencente à família das compostas. E originária da Europa. Tem de um a dois metros de altura, caule avermelhado, ramoso, com espigas de flores nas extremidades. Emana um aroma semelhante ao da losna. Não há dados sobre sua cultura comercial. 

Clima e solo 
   Clima temperado ou sub-tropical são ideais. Prefere regiões altas, como as serras e montanhas. tolera quase todos os tipos de solos, desde que não encharcados ou excessivamente secos. 

Plantio 
Artemísia, Artemisia vulgaris   Por estacas, sementes ou divisão de touceiras, de preferência no início da primavera. O espaçamento deve ser de 1,5 x 1 m. Pode ser podada e replantada sempre que estiver enfraquecendo. 

Colheita  
   De seis a oito meses após o plantio cortam-se as folhas, flores e raízes, de acordo com a necessidade. 

Usos  
   A raiz e a folha contêm óleo volátil e um princípio amargo que toma a artemísia útil como tônico estomacal, excitante, com propriedades antiespasrnódicas, anti-helmínticas (combate os vermes) e emenagogas (faz vir a menstruação). É usada também para combater a histeria e as manifestações epiléticas, a icterícia e a diarréia. A raiz reduzida a pó serve como cauterizador cutâneo e também para afastar as traças das roupas e dos livros. As folhas são forrageiras.

Fotos 
Artemísia


0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .