Arnica

   A arnica (Arnica montana L.), planta da família das compostas, é originária das regiões montanhosas da Europa. Sua altura varia de 20 a 70 cm. Tem rizomas (caules subterrâneos) e raízes perenes e caules (talos) aéreos que se renovam a cada ano. As folhas se formam a partir da base do talo e chegam a ter 7 cm de comprimento. As flores amarelas ou alaranjadas têm forma de margarida e são muito bonitas, o que faz com que a arnica seja cultivada em jardins. Os frutos de cor quase preta medem de 3 a 7 cm de comprimento e têm forma cilíndrica. A arnica aclimatou-se principalmente nas regiões montanhosas de Minas Gerais. A produção nacional ainda não atende todo o consumo interno, principalmente pela indústria farmacêutica. Importamos do México, Itália, França e Portugal entre outros países. 

Arnica, Arnica montana L.Clima e solo 
   O melhor é o tropical de altitude, entre 800 a  1 000 m acima do nível do mar, onde os verões sejam amenos. Chuvas freqüentes durante a fase de desenvolvimento e clima relativamente frio são ideais para a cultura. Os terrenos mais indicados são os ricos em húmus, pantanosos, ou arenosos, levemente ácidos. A planta exige plena exposição à luz. 

Plantio  
   Feito por sementes ou divisão de touceiras, durante o ano todo, em condições normais de calor e umidade. O espaçamento deve ser de 30 a 45 cm entre as linhas e de 20  a 30 cm entre as plantas.
   Recomenda-se a renovação da cultura a cada quatro ou cinco anos. 

Colheita 
   As flores são colhidas no início da floração, quando ainda estão em botão. Faz-se a colheita dos rizomas depois de três ou quatro anos de vida da planta. 

Utilidade  
   A arnica é tóxica. As substâncias extraídas das flores e das raízes só devem ser prescritas por profissionais. Como remédio popular, é usada externamente em contusões, entorses e outros traumatismos.

Fotos
Flores de Arnica
As propriedades medicinais da arnica são uteis nas contusões

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .