Aneto

   O aneto ou endro (Anethum graveotens L.) é uma planta herbácea origináriado sul da Europa e das regiões de clima temperado da Africa e, Asia, cultivadaanualmente. Tem cheiro forte e sua altura pode variar de 20 cm a 1 metro. Possui pequenas flores amarelas com pétalas enroladas para dentro. O caule é fino, oco e externamente estriado com linhas verdes e brancas. As folhas são semelhantes às do funcho (erva-doce). O fruto tem de 4 a 6 cm de comprimento e abriga duas sementes. 

Clima e solo 
Aneto, Anethum graveotens   É resistente ao frio. Porém, uma chuva de granizo durante a floração pode prejudicar toda a produção. O ideal é o clima temperado: altas temperaturas durante o período de amadurecimento podem levar à redução do teor de óleo, essencial nas sementes. Prefere solos argila-arenosos, levemente ácidos. Evite sombreamentos, pois o aneto gosta de muito sol. 

Plantio 
   A semeação é feita no outono e na primavera, em local definitivo ou em sementeiras para posterior transplante. Para 1 hectare são necessários cerca de  1120 g de sementes que devem ser plantadas de 1 a 1,5 cm de profundidade. A distância entre as fileiras e entre as plantas varia de acordo com o porte do aneto quando adulto. As distâncias máximas e mínimas são: entre as plantas, de 15 a 40 cm e, entre as fileiras, de 30 a 90 cm. Recomenda-se não plantar o aneto próximo ao funcho (erva-doce), pois estas plantas se cruzam facilmente. 

Colheita 
   Quando a planta atingir a maturação e os frutos começarem a ficar marrons, cortam-se as hastes. A fase seguinte é a secagem, que pode ser ao sol ou em secadores. A produção de sementes por hectare é de 540 a 780 kg. 

Usos 
   A infusão das sementes em água é usada no combate aos gases estomacais, como antisséptico intestinal e nas inflamações da boca. As sementes do aneto são utilizadas também no preparo de conservas de pepino e para aromatizar xaropes, cachaças e licores.

Fotos
Aneto
As folhas do aneto são semelhantes a do funcho (erva doce), e recomenda-se não plantar o aneto próximo a essa planta, pois se cruzam facilmente.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .