Alcarávia

Alcarávia, Carum Carvi   A Alcarávia (Carum Carvi L.), também conhecida como carvi, é uma planta da família das umbelíferas, oriunda das regiões de clima subtropical da Europa, Asia e Africa. Assemelha-se ao anis, aneto, funcho (erva-doce) e o caminho (principalmente pelas sementes). Tem flores  brancas reunidas em umbelas (agrupamento de flores dispostas em forma de raios nas extremidades dos ramos). As folhas e principalmente as sementes possuem aroma e sabor característico e agradável. Tem de 30 a 60 cm de altura.

Clima e solo
   Produz melhor em climas frescos e úmidos e prefere as regiões mais frias. Não se recomenda o plantio nas regiões de muita chuva e ventos fortes durante o período de amadurecimento e colheita dos frutos (fim do verão e começo de outono), para evitar que eles caiam e apodreçam. Prefere solos férteis, levemente argilosos, permeáveis e bem, drenados. Não prospera em solos arenosos e secos

Plantio 
   A alcarávia se propaga por sementes, geralmente em local definitivo. O plantio deve ocorrer no fim do verão ou no começo do outono. A semeadura é feita em linhas distanciadas em 40 cm, gastando-se de 5 a 10 kg de sementes por hectare. Quando as plantas atingirem 10 cm de altura efetua-se um desbaste, mantendo-se o espaçamento de 25 a 30 cm entre as plantas.

Colheita
   No segundo ano após o plantio, colhem-se as umbelas, quando os frutos começarem a ficar marrons, Depois do segundo ano são colhidas as folhas e as raízes. A secagem é feita em secadores, Quanto menor a umidade nos frutos, maior será a porcentagem de óleo essencial. A produção de sementes é de 800 a 1 200 kg/ha. As plantas morrem após acolheita.

Usos 
   Os frutos são utilizados na culinária como aromatizante. As folhas frescas servem como tempero em saladas, sopas e molhos. A polpa branca das raízes é comestível depois de fervida. O óleo essencial é usado na fabricação de licores, como o Kummel. Os frutos têm também propriedades cicatrizantes e estimulantes. 

Fotos
Alcarávia

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .