
Clima e solo
Produz melhor em climas frescos e úmidos e prefere as regiões mais frias. Não se recomenda o plantio nas regiões de muita chuva e ventos fortes durante o período de amadurecimento e colheita dos frutos (fim do verão e começo de outono), para evitar que eles caiam e apodreçam. Prefere solos férteis, levemente argilosos, permeáveis e bem, drenados. Não prospera em solos arenosos e secos
Plantio
A alcarávia se propaga por sementes, geralmente em local definitivo. O plantio deve ocorrer no fim do verão ou no começo do outono. A semeadura é feita em linhas distanciadas em 40 cm, gastando-se de 5 a 10 kg de sementes por hectare. Quando as plantas atingirem 10 cm de altura efetua-se um desbaste, mantendo-se o espaçamento de 25 a 30 cm entre as plantas.
Colheita
No segundo ano após o plantio, colhem-se as umbelas, quando os frutos começarem a ficar marrons, Depois do segundo ano são colhidas as folhas e as raízes. A secagem é feita em secadores, Quanto menor a umidade nos frutos, maior será a porcentagem de óleo essencial. A produção de sementes é de 800 a 1 200 kg/ha. As plantas morrem após acolheita.
Usos
Os frutos são utilizados na culinária como aromatizante. As folhas frescas servem como tempero em saladas, sopas e molhos. A polpa branca das raízes é comestível depois de fervida. O óleo essencial é usado na fabricação de licores, como o Kummel. Os frutos têm também propriedades cicatrizantes e estimulantes.
Fotos
![]() |
0 comentários :
Postar um comentário