Alcaparra

   A Alcaparra (Capparis spinosa L.) é um arbusto lenhoso da família das caparidáceas, originário do sul da Europa e norte da África. Tem folhas ovais e espinhosas. Economicamente, o interesse da alcaparra está em seus botões florais, colhidos antes que se abram em flores brancas ou róseas. 

Clima e solo  
 A alcaparra exige temperaturas elevadas, muita luz solar e abrigo contra ventos. Desenvolve-se bem em solo seco, árido e até pedregoso, desde que bem drenado. Os solos ideais são síllco-calcários e sílico-calcários-argilosos, altamente alcalinos (com pH até 7).

Plantio 
Alcaparra, Capparis spinosa   É feito por sementes, estacas ou pedaços de raiz, As mudas oriundas de sementeiras devem ser transplantadas para o campo depois de 1 ano, Os processos mais usados, porém, são os de estacas e pedaços de raízes. As estacas são colhidas de rebentos novos, na primavera, com 20 a 25 cm de altura. Suprimem-se as folhas das estacas para inibir a evaporação, e planta-se em viveiros com meia sombra, a intervalos de 15 cm, em linhas distanciadas de 20 a 25 cm lima da outra. É preciso regar bem. evitando o encharcarnento. No outono faz-se o plantio de pedaços ou rebentos de raiz, direto no campo, em quadrados, no espaçamento de 50 cm a 1 metro.

Tratos culturais 
    Na primavera, a alcaparra necessita de capina e adubação com matéria orgânico. No outono são cortados todos os ramos que não tenham frutificado, a 1 ou 5 cm da touceira. 

Colheita 
    É possível a partir do segundo ano do plantio no local definitivo. A planta mantém-se em produção por cerca de 20 anos. Colhem-se de junho a setembro todos os botões florais ainda verdes e fechados, em intervalos de dois ou três dias. Botões colhidos são deixados em tabuleiros em vasilhas de madeira com vinagre ou 15% de salmoura, durante no mínimo 1 mês. Existe outro tipo de alcaparra, não espinhosa, de reprodução e cultura iguais, com vantagem de ser mais fácil de colher, e mais econômica, porque não tem espinhos, essa espécie é conhecida na Itália como lagrimelle, e tem sido muito difundida, costuma-se enxertá-la sobre a spinosa para adaptá-la melhor às condições brasileiras, Cada planta produzem média 1 kg/ano.

Usos 
  Os botões florais tratados são usados na culinária, em molhos e temperos. Também são úteis à indústria de conservas.

Fotos
 Alcaparra conserva
Alcaparra
No outono, todos os ramos da alcaparra que não frutificaram têm de ser podados Pé de alcaparra

0 comentários :

Postar um comentário

 
Lider Agronomia - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Template Clean, criado por Tutoriais Blog .